A construção civil é um dos principais pilares da economia brasileira e um dos setores mais afetados por seu desempenho. Também é um segmento conhecido pela vulnerabilidade a acidentes ou incidentes de naturezas diversas.

A alta exposição a riscos no ambiente de trabalho, roubo de materiais de construção, falhas de projeto ou mesmo de execução são exemplos que demonstram a necessidade de conhecimento e gerenciamento dos riscos. Logo, possuir um programa de seguros estruturado é um fator essencial no planejamento de obras.

Mas por que devo adquirir um seguro Travelers para minha obra?

Nós construímos uma sólida expertise internacional neste segmento e investimos muito, inclusive no Brasil, em profissionais desse setor. Além disso, temos uma forte cultura de Subscrição e Controle de Riscos que tem como objetivo a avaliação das necessidades de cada cliente, oferecendo soluções e proteção para empreendimentos em fase de construção, atuando em obras comerciais, residenciais ou de infraestrutura.

Os empresários do segmento da construção civil nem sempre têm o conhecimento de todos os riscos aos quais estão expostos e podem contar com a nossa consultoria na identificação, mensuração e na mitigação de riscos.

Oferecemos pacotes de produtos de seguros que cobrem todo o período da construção, do início à entrega da obra.

Entre eles estão:

  • Riscos de Engenharia;
  • Responsabilidade Civil;
  • E&O: Responsabilidade Civil Profissional para Engenheiros e Arquitetos.

Dicas para manter a segurança de sua construção

Estocagem de líquidos inflamáveis: Líquidos inflamáveis e combustíveis devem ser armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas. Estas devem ter conhecimentos prévios do procedimento a ser adotado em caso de eventual acidente (NR-18). Qualquer tipo de operação com chamas e fumo deve ser estritamente proibida nas áreas de estocagem e placas “Proibido Fumar” devem ser devidamente sinalizadas.

Concreto: O Concreto deve ser preparado e testado conforme as especificações técnicas projeto. Antes da desforma e retirada total dos escoramentos, deve-se analisar os resultados dos ensaios laboratoriais de testes para assegurar que o concreto está de acordo com as especificações e atingiu os parâmetros de projeto, para que o engenheiro responsável possa liberar a continuidade dos serviços.

Iluminação de segurança: Deve ser promovido um sistema de iluminação de segurança especificamente projetado para o canteiro. Esta iluminação deve permanecer ligada a noite toda, devendo estar disposta de forma a não “cegar” os vigias locais e os que realizam rondas externas ao perímetro. O sistema deve ser regularmente inspecionado para assegurar que está funcionando conforme projetado.

Escoamento e drenagem: Dano por água é outra preocupação dos construtores. Avalie os efeitos da nivelação incompleta e inadequada do terreno, cotas, nível do lençol freático, possível falha das bombas de recalque e/ou rebaixamento do lençol freático, que possam gerar danos à construção.

Treinamento e educação: Todos os colaboradores devem estar cientes de seu papel para a preservação da propriedade e para controlar exposições a riscos. Deve ser claramente comunicada e reforçada, com frequência, a necessidade de que os trabalhadores sigam os procedimentos de segurança, tenham prática de alertar a gerência quanto às condições inseguras e conheçam o seu papel numa situação de emergência.

Veja como foi o Travelers Summit 2018 Construção